quarta-feira, 2 de julho de 2008

Feira agropecuária e industrial começa oficialmente nesta quinta-feira

A 49ª ExpoAgro será aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, no parque da Fundação Rural de Campos (FRC). Na solenidade, presenças confirmadas do prefeito Alexandre Mocaiber, do secretário Estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Christino Áureo, e outras autoridades militares e dos governos municipal e estadual.

Para abrilhantar o evento, participação do Coral do Centro Cultura Musical de Campos, da banda do 8º Batalhão Polícia Militar e exibição de animais que já estão no parque, além disso, a tradicional visita das autoridades presentes ao pavilhão comercial e industrial.

A 49ª acontece de 04 a 13 de julho, com patrocínio da Skol e Kovak Ice, e apoio da Prefeitura de Campos e Governo do Estado. Este ano, a FRC traz novidades para a feira como a montagem de circuito de arvorismo, a boate Pepper´s Show, o restaurante Club no espaço já reformado do Boi Bumbá, o Rodeio Tony Nascimento e a Feira de Tourinhos.

Com a volta dos 10 dias de festa a expectativa é receber 200 mil pessoas no parque da FRC e movimentar R$ 20 milhões em negócios fechados dentro da exposição e, R$ 200 milhões no total (com os negócios gerados na feira e fechados fora do parque e após a festa).

Na parte agropecuária, criadores trarão animais das raças de bovinos Brahman, Tabapuã, Jersey e Nelore, e eqüinos Mangalarga Marchador, Campolina, Pônei, Paint Horse e Quarto de Milha, além de ovinos e caprinos.

Outras raças de bovinos estarão presentes no parque por conta da Feira de Tourinhos, que é uma oportunidade de criadores fecharem negócios diretamente entre si, sem intermediários. “Isso é bom para os criadores, porque assim o custo da negociação é menor. E é bom lembrar que esses tourinhos expostos são criados em regime de pasto”, comenta Wedson Gebara, vice-presidente da FRC e organizador da Feira de Tourinhos e do Concurso Leiteiro.

Rodeio Tony Nascimento — No primeiro fim de semana da 49ª Expoagro, nos dias 4 a 7 de julho, o Rodeio da Companhia Tony Nascimento trará campeões e a grande atração para o público infantil, o projeto Cowboy do Futuro.
O rodeio infantil acontecerá no sábado, dia 05, às 16h, e no domingo, dia 06, às 16h. Poderão participar 12 crianças com peso máximo de até 25kg, que montarão os carneiros da raça Texel. O rodeio adulto, nas modalidades touro e cavalo, acontecerá nos quatro dias, e a grande final será realizada na segunda-feira, dia 07, às 21h30. O grande campeão de cada modalidade ganhará uma moto, e do 2º ao 5º lugar receberão prêmios em dinheiro.

Dias e horários do rodeio Tony Nascimento
04/07 (sexta-feira) — 21h30
05/07 (sábado) — Rodeio Mirim (16h) e Rodeio Adulto (21h30)
06/07 (domingo) — Rodeio Mirim (16h) e Rodeio Adulto (21h30)
07/07 (segunda-feira) — 21h30


Leilões — Os leilões devem ser, mais uma vez, os responsáveis por uma boa parte dos recursos que circularão no parque de exposições da FRC. O primeiro da feira — o 3° Leilão Brahman Rio Campos — vai acontecer sábado, dia 5 de julho, às 19h, no tatersal de leilões da FRC. Também haverá o Leilão de ovinos e caprinos, no dia 12, às 20h.
De acordo com Emílio Poubel, da Champions Assessoria em Agronegócios, 120 bovinos Brahman estarão no tatersal, todos avaliados no Programa de Desempenho, que inclui Prova de Ganho de Peso (PGP), avaliação de carcaça com ultra-som e marcadores moleculares, para a seleção e melhoramento genético dos rebanhos de bovinos. No leilão, serão negociados 40 lotes de machos e fêmeas de elite, sob coordenação da Nova Destaque Leilões.
Homenagem — Durante a 49ª ExpoAgro a diretoria da FRC homenageará pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da entidade e para o setor agropecuária da região, dentre os homenageados, Roosevelt Gomes Alves, Josimar da Silva Bueno, Élcio Paes de Sá, João Sobral, José Carlos Barbosa, Mário Ribeiro Estrela, Rubens Venâncio, Hugo Aquino, Severino Veloso, Arthur Cardoso Filho, Alcides Guimarães Venâncio e Orlando Braga.

Nenhum comentário: